terça-feira, 29 de setembro de 2009

Brincadeira de criança, como é bom!

Não que eu seja uma pessoa veeeelha, mas eu tenho me assustado com essa nova geração. Quando eu digo "nova" é nova mesmo.
Semana passada eu me assustei quando me deparei teclando no msn com um menino de 4 anos de idade. Tudo bem que Pedro Henrique se desenvolveu intelectualmente mais rápido que as outras crianças da faixa de idade dele. Mas e meu sobrinho, Jeanzinho, de 8 anos, que é o rei do paint! Tenho medo de deixar um Photoshop na mão dele.

(Homem-Aranha, Super-man e Tia Leilinha cantando "eu")
São jogos eletrônicos, video game, celulares, computadores...todos soltos nas mãos infantis.

Daí, ontem, antes de dormir, algo me fez lembrar a maneira que eu brincava quando eu era mais guria. Quando dei por mim tava me acabando de rir.

Brincava de esconde-esconde e pra assegurar que o contador não ia burlar as leis da brincadeira, a gente fazia uma cruz nas costas dele dizendo:

" Cruz, cruz, se olhar matou Jesus; Colher-de-pau, colher-de-ferro, se olhar vai pro inferno; mamão, mamão, se olhar é fí do cão!"
Coitado! Tão pequeno e já condenado a arder no mármore do inferno por ser fí do cão e matar Jesus! "incha la!"

Passando na rua, quando via um Fusca, imediatamente gritava: Fusquinha!!!!!! e tome a lixa (tapa com 2 dedos) no pulso do indivíduo.
Olhava as placas dos carros: "zero-zero, posso ver quem eu quero?", "sete-sete azar, nunca mais voltará".
Brincava de garrafão, bandeirinha, mamãe da rua, andava de patins...e quando nossas amiguinhos não tinham, a gente emprestava um pé do patins e cada um andava com um. Crianças solidárias!!!
Pulava com o "Pogobol", tinha os pulsos roxos por causa do bate-bate, perdi uns 30 pirocópteros que voaram muito alto e caíram em cima da casa.



Fabricava carrinho pra descer a ladeira, jogava baleado e fazia torneio de "corrupio". (brinquedo feito com linha de costura e tampinha de garrafa amassada).



Bom mesmo eram os chicletes Adams, aqueles miudinho que tinha um bocão na embalagem.



Nostalgia pura, mas até hoje eu me divirto!

8 comentários:

  1. Menina, você é velha igual a mim. Pensei que era mais nova - kkkk. Adorei o texto, lembranças de um tempo que não volta mais. Show de Bola!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, vc me fez lembrar de tantas coisas boas, voltei ao tempo e deu saudades...me emocionei lembrando de tudo, das brincadeiras bobas, do se divertir com apenas um pé do patins e outras lembranças maravilhosas de um passado que valeu a pena!!! Hoje tanta coisa mudou, isso nem é tão essencial...nem faz parte do cotidiano dos nossos primos,sobrinhos...hj é tudo muito digital, muita solidão, pouco companheirismo. Não é mesmo?!
    Adorei...muito bom mesmo o texto! Super interessante!!
    Me fez perceber que estou ficando velha...rsrs
    Parabéns, Leilota! =D Amanda Sena

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!!! Fui remetida a um passado mt bom da minha vida...
    é engraçado mesmo ver como é a infancia de hoje, nao q eu seja tão velha assim, mas posos dizer q eu sim tive uma infancia... dei mt risada Lendo isso, me lembrei dos punhos roxos por conta dos bat-bag...e dos patins, e dos tombos...EU ERA FELIZ E NEM SABIA!!!!

    Borboleta adorei o texto...as vezes é maravilhoso ser um pouco Nostalgica hehe

    ResponderExcluir
  4. Rpz e nem faz tanto tempo assim! brinquei de tudo isso e era mais feliz assim, ah faltou as 3 marias, semana passada brinquei de 3 marias com as meninas do meu trabalho, voltamos no tempo de verdade, foi muito divertido, teve até briga, se n nem prestava....oooooooh felicidade! bom d+...

    bjuuuuuuus

    ResponderExcluir
  5. Rái ái......eu não digo nada.

    Essa minina só tem cara de menina mesmo....kkkkkk
    Tú é mais véa que eu Leiloca. rssss

    Adorei o post.

    Fik com Deus
    Ótimo fim de semana.
    www.arturgiovanni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. KKKKKKKKKKKK... simplesmente perfeito!! fabricar carrinhos e pirocoptero sao claaasiicoooossss... Deus abençôe!!!

    ResponderExcluir
  7. Agente era feliz e num sabia! rs

    ResponderExcluir